top of page

Separação por uma toalha molhada em cima da cama

  • jhiroshi
  • 12 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Será rotina a falta de uma conversa de alinhamentos?
De um lado alguém que guarda os desabores, do outro lado alguém que ache sua conduta relacional o correto. Ambos errados pela falta de se comunicar

Verdade que isso acontece? Sim, mas geralmente a toalha é a "ponta do iceberg" ou a "gota d'água" para o fim da relação amorosa. Homens tem tendência a esquecer as discussões, as brigas, as provocações, relacionando uma toalha como algo incoerente para o fim de um casamento, pontuando o ato como algo supérfluo, sem razão, sem fundamento.


Para a mulher não se trata de uma toalha, mas os meses, anos de relação minando o relacionamento para que aja um motivo banal para desencadear toda a ação. Vivências a dois assim, um dos dois será a esponja emocional e carregará o fardo dos desentendimentos, o outro vai lidar de altos e baixos momentos conjugais, ora se colocando como vítima, ora como opressor. Ambos viveram amortecidos pela justificativa de se manterem juntos baseado no que a sociedade e a família lhe impõem.


Obviamente tudo tem seu preço e o tempo de uma ação que parece banal é um grande passo, vitimas e opressores jamais estarão prontos para um rompimento. Geralmente uma terapia de casal neste panorama a maioria das vezes resulta em separação. Houve acúmulo de muitas mágoas no decorrer do tempo juntos para uma reconciliação, neste caso, se houver união, o que promoveu a ação de colocar a toalha da cama, entende que a ruptura não se deu pelo simples ato e seu entendimento não pode ser explicado pelo psicólogo, cabe o indivíduo manifestar essa percepção sozinha. Caso contrário não entenderá os mecanismos reais porque vive uma separação, colocando-se novamente como vitima e depois o opressor.


A ruptura na terapia de casal geralmente se dá pela falta de comunicação, ou ela existe, mas cada um prefere falar no idioma que prefere impor, nem sempre o outro o entenderá e vice-versa. Por vezes se fala da mesma coisa, mas cada um prefere manter-se numa posição defensiva. Onde foi o amor muitos irão perguntar? Se perdeu quando se deixou de ter empatia nas conversas cotidianas, sim aquela conversa fiada sem expectativas no início do namoro...

 
 
 

Comentários


Design sem nome (13).png
bottom of page