top of page

Seu comportamento não me agrada...

  • jhiroshi
  • 8 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Pois quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo também olha para você."

ree

Segundo a Wikipédia, Projeção na psicologia é um mecanismo de defesa onde comportamentos indesejados de um indivíduo são atribuídos a outra pessoa. É uma forma de funcionamento observada em pessoas que atribuem a outro o que está acontecendo com elas mesmas, normalmente de forma inconsciente. A projeção não permite o contato consigo mesmo nem com os outros.


Para entender o processo, podemos considerar uma pessoa que tem pensamentos de infidelidade durante um relacionamento. Em vez de lidar com tais pensamentos indesejáveis de forma consciente, o indivíduo os projeta de forma inconsciente no outro, e começa a acreditar que o outro é que tem pensamentos de infidelidade ou, até mesmo, que ele/ela tem outros "casos". Nesse sentido, a projeção psicológica está relacionada com a recusa, que é o único mecanismo de defesa mais primitivo que a própria projeção. Como todos os mecanismos de defesa, a projeção psicológica fornece uma função para que a pessoa possa proteger sua mente consciente de um sentimento que, de outra forma, seria repugnante.


Cada vez mais se vê relações afetivas que se rompem, alienem por não saber ao certo quando "começa o outro" e quando a projeção o embala e o ressignifica. Dificilmente a avaliação tem peso de parceria, sendo sempre de cunho individualista, portanto nem sempre o par terá subsídios de se manifestar ou posicionar-se, cabendo ao ato de possível separação.


Se torna um processo cada vez mais inconsciente, já que trata-se de uma experiência traumatizante ou insalubre para si, qualquer ação que não condiz com a postura esperada ou que acione qualquer gatilho do passado, para o outro que projeta é sempre um estado de vigília constante.


 
 
 

Comentários


Design sem nome (13).png
bottom of page