top of page

Quanto vale seu sorriso?

  • jhiroshi
  • 18 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualmente parece que ser gentil ou ser atencioso virou item de mercadoria, um pacote a ser incluso por um certo valor para se ter exclusividade. Quando não injetamos um extra na compra de um serviço ou de produtos, somos geralmente atendidos (com suas exceções) de forma mecânica ou robotizado.


Por vezes saber seu nome na compra ou escrever seu nome no produto não quer dizer que isso tenha uma importância o quem lhe atende, empresas educam seus funcionários a procederem desta forma, sem compreender o significado dessa atitude com o outro e são poucas as empresas que compreendem que as relações com seus colaboradores podem ser além da hierarquia.


Os japoneses seguem a filosofia Omotenashi (おもてなし), sendo uma atitude de transparência, do bem servir, para que o cliente seja bem atendido de forma plena, única sem superficialidades e sem pedir nada em troca. É o que vemos em vídeos espalhadas no Youtube, de crianças japonesas limpando a escola, torcedores japoneses limpando as arquibancadas em que estiveram, recepcionistas e gerente recebendo clientes na portaria do hotel. A filosofia é intrincada na rotina e costume e não se trata pela etnia oriental. Talvez precisamos sair de uma zona de conforto, mas toda mudança requer um ganho e uma perda (nem sempre nessa ordem).


Nós nos tornamos egoístas, individualistas, esperando que outros nos façam esse repport, que o outro se manifeste a lhe dar atenção, vínculo para suas necessidades, isso acontece socialmente ou como nas funções profissionais exercidas (tanto como quem recebe ou quem oferece).


Talvez a rotina de tirar selfies pelo celular sorrindo o tempo todo, tenha nos tornado anestesiado pela realidade que nem sempre tudo é belo. Então quem sabe ao lidar com o outro off-line seja a sala de espera que todos utilizam para serem o que somos de verdade, quando não executam o perfil que encenam diariamente online. Então não é preciso vestir uma fantasia e sim aguardar receber a devida atenção por suas investidas nas redes sociais (podendo ser também presenciais). Espera-se que o outro tenha essa iniciativa, então na relação ambos aguardam esse passo que pode não acabar acontecendo.


A sociedade se torna mais solitária, relações são inconstantes, os medos, as fobias não são vistas como algo incomum, é esperado problemas de ordem emocional, algumas passam ao uso de medicação, seguidas de alterações orgânicas, porém a poeira continua sendo varrida para debaixo do tapete...

ree

 
 
 

Comentários


Design sem nome (13).png
bottom of page