Eu sou resultado de minhas escolhas
- jhiroshi
- 17 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2023

"Se você não está cometendo erros, você não está tomando decisões" - Catherine Cook
Vem uma frase: "É meu passado, não consigo esquecê-lo, me traz dor e sofrimento. Eu era outra pessoa naquela época, fiz coisas que hoje não me agradam, deixei de ser eu mesmo, fui muito injustiçado, será que estou passando por tudo isso por conta do meu passado?"
Há muitos modos e pensamentos envolto do passado, alguns precisam se lembrar dele constantemente, outros querem esquecer, guardar num "baú e jogar a chave fora".
O processo de amadurecimento em relação ao passado é muito complexo e cada indivíduo caminha na velocidade que se sinta melhor no seu controle, de certo modo, para esse processo, é necessário mediação psicológica já que um método auto didático dependendo do nível de pregresso pode ser um caminho labiríntico.
Porque haveria o desejo maduração ao passado? Isso é necessário quando o indivíduo não consegue seguir a sua vida plena devido ao enrosco ao decorrido. Há algumas pessoas que conseguem se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, alcance a resiliência. O que não significa que não se superar o torna incapaz de "dar a volta por cima", mas haveria a necessidade de um set psicoterapêutico para auxiliar nessa metodologia.
A complexidade humana deriva da história de vida de cada um, o que moldou a se comportar dessa forma, o que faz agir assim, os valores construídos. Na verdade estamos falando sobre como o passado nos talhou, a forma como observamos o que passou, no caso de forma negativa, é preciso ter um entendimento sobre o que passou sob um outro olhar, pois a visão que se tem já é o que é condenável. Olhar sob outro ângulo exige-se tempo, essencialmente em set psicoterápico. Se colocar sob um outro posicionalmente diante do que se viveu dá margem ao poder da escolha, a reflexão e ao empoderamento emocional.





.png)
Comentários