Manipulação por meio da Ansiedade
- jhiroshi
- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2023

Quando a indução negativa é necessário e a prática se torna um vício.
Sintomas de ansiedade fazem parte de nosso cotidiano, desde que não ameaçam demasiadamente nosso dia-a-dia a ponto de simplesmente não conseguirmos viver. Geralmente pessoas tendem a procurar a psiquiatria para suprimir certos sintomas alternados com a psicologia que busca meios de elucidar a origem dos sintomas, permitindo buscar alternativas menos invasivas do que o uso da medicação, já que as drogas servem apenas provisoriamente no sustento psicológico do paciente enquanto desenvolve suas funções rotineiras e não o prejudiquem ao ponto de não executar suas obrigações.
São "N" motivos pela qual o paciente desenvolve uma crise de ansiedade, pressão social, profissional, perda familiar, algum trauma do passado, cada qual tem sua história a ser desvelada em sessão, contudo há pacientes que apresentam uma outra configuração para manter seu sofrimento aparentemente necessário e vital em sua vida.
A indução proposital em buscar se colocar em situações constrangedoras, autopunitivas e ambientes insalubres. Há meios também de se buscar por visualização de vídeos com conteúdo extremo de sofrimento, dor, suicídio e macabras, disponíveis em algumas mídias sociais e relatos em sites de interesse sombrios. Imaginar-se viver tais situações ou desejar algo sofrível para si, um herói abatido e sem testemunhas.
Nem sempre a vida é tão caótica e sem saída, quando o trabalho, a família e os amores parecem caminhar razoavelmente bem sem tantos desafios, não há motivo para alarde de pensamentos nocivos e provocativos, mas por outro lado, quando surgem complicações, certos pacientes acionam a prática que se tornou seu vício. Talvez certa dificuldade de pedir auxilio, já que socialmente é alguém que todos se espelham e seguem seu exemplo. Então enfraquecer-se por uma crise emocional é mais aceito pois encobre o verdadeiro significado da sua fragilização e ninguém lhe fará questionamentos pela origem de suas crises.
Crianças pequenas lidam com suas frustrações por meio de manhas, comportamento inadequados que precisam ser corrigidos. A frustração na infância é algo necessário no desenvolvimento infantil, pois ali reside a construção do seu Ego e na relação espacial em que vive e o divide com outros. Na psicanálise quando o bebe é nutrido pela primeira vez pelo seio materno, chora por necessidade primordial, já no segundo choro, o choro é por desejo. Bebes choram pela necessidade de serem atendidos, inicialmente não entendem que há alguém para atendê-los, depois passam a chorar pelo desejo de serem prontamente atendidos porque já reconhecem a conexão de que há alguém para nutri-los. Esse explanação nada mais é uma tendência é explorar o que faz um paciente a provocar a necessidade de ser ouvido por meio de crises tão violentamente induzidas?





.png)
Comentários